quinta-feira, 1 de julho de 2010

PAICV em São Lourenço dos Órgãos tem Novo Primeiro Secretário.

PAICV de São Lourenço dos Órgãos que vinha sendo Dirigido por uma comissão de dos integrantes do Concelho de Sector, Vice-Presidente e Secretário da Mesa do Concelho de Sector, Carlos Reis e Jóse Hermínio, respectivamente realizou, passado dia 27 do corrente mês a sua III Conferência Extraordinária com o objectivo único de eleger o Primeiro Secretário. O acto foi motivado pela eleição do anterior Primeiro Secretário, António Fernandes, a Secretário Geral Adjunto do PAICV e Secretário para o Poder Local na sequência do XII Congresso do Partido realizado nos dias 22 e 23 de Janeiro Último. Recorda que Paulino Moreira vai assumir a coordenação do PAICV enquanto novo Primeiro Secretário.

A conferência contou com a presença de uma centena de delegados, com a presença do Presidente da Comissão Política da Região Santiago Norte Dr. José Maria Veiga e foi presidida pelo Dr. Eduardo Monteiro, Secretário Geral Adjunto do PAICV e Secretário para Administração e Finanças.

1 comentário:

  1. Formações profissionais no Tarrafal fracassam por culpa da autoridade competente

    No Tarrafal, as ofertas em matéria de formação profissional por parte das organizações não-governamentais estão a ser sabotadas pelo CEFP, o instituto público competente na matéria.

    (Tarrafal, 21.07.2010) O curso de formação em Informática, ministrado pela associação Delta Cultura, já não será continuado em virtude do comportamento do director do CEFP Assomada, Paulino Moreira. Há meses que os ordenados e os certificados de habilitação dos participantes que terminaram o curso são retidos pelo CEFP. Também outras organizações de formação estão a viver a mesma experiência.

    Durante um encontro entre a Dr.ª Madalena Neves, a Ministra do Trabalho, da Família e Solidariedade Social, e a associação Delta Cultura, no Verão de 2009, foi constatado que a juventude da nossa comunidade não tinha, até ao momento, quaisquer possibilidades de realizar uma formação profissional no Tarrafal. Por este motivo, a Delta Cultura instituiu uma formação profissional na área da Informática no Tarrafal, cooperando neste âmbito com o Instituto do Emprego e Formação Profissional (IEFP). Este instituto estatal seria representado pelo Centro de Emprego e Formação Profissional (CEFP) de Assomada.

    O primeiro curso foi financiado pela Delta Cultura e realizado de forma autónoma, sendo o CEFP responsável pelo pagamento dos ordenados dos formadores.

    Oito jovens do Tarrafal terminaram o curso, tendo sido muito bem-sucedidos, o que lhes permite dispor de melhores condições para encontrar um emprego mais bem remunerado.

    Ao longo da cooperação, o CEFP não respeitou, no entanto, os prazos e as promessas acordadas. Até à data de hoje – sete meses após o início da formação de três meses –, ainda não foram entregues os diplomas oficiais aos formandos nem pagos os ordenados aos formadores.

    Após ter sido inquirido a este respeito pela Delta Cultura, o CEFP apresentou sempre novas desculpas para o facto de não ter cumprido as suas promessas. A entrega dos diplomas e o pagamento dos ordenados é sempre prometido “até ao final da semana”. Os representantes, os assistentes e os funcionários do director Paulino Moreira remetem sempre para o facto de este, exclusivamente competente nesta matéria, não lhes fornecer os elementos necessários para a resolução destas questões. A 13 de Julho, o tesoureiro do CEFP comunicou à Delta Cultura que existiam os mesmos problemas relativos aos pagamentos e à entrega dos diplomas em todos os cursos de formação que foram realizados com parceiros em Chão Bom (Munícipio do Tarrafal) e no Tarrafal. Por conseguinte, os obstáculos levantados ao curso de formação da Delta Cultura não representam um caso isolado. O tesoureiro do CEFP de Assomada não soube, no entanto, referir os motivos para esta situação.

    Tendo em consideração o comportamento do director Paulino Moreira, apenas se pode concluir que este está a sabotar conscientemente o trabalho de organizações parceiras. Fica-se com a sensação de que o CEFP não aceita quaisquer outras organizações no sector da formação profissional. Para além disso, a filiação partidária de Paulino Moreira poderá ser decisiva nesta questão, na medida em que é membro activo do partido governante PAICV, enquanto o Munícipio do Tarrafal é governado pelo MPD.

    Infelizmente, não são apenas as organizações politicamente neutras como a Delta Cultura a sofrer as consequências destes actos – são sobretudo os jovens do Tarrafal, pois as próximas formações profissionais, já planeadas, não poderão ser realizadas devido ao facto de o CEFP não cumprir as suas obrigações.

    “Lamentamos profundamente que as perspectivas de futuro dos jovens do Tarrafal sejam pioradas de forma dramática devido ao comportamento inqualificável do CEFP e do Dr. Moreira”, afirmou Miliana Soares Moreno, presidente da Delta Cultura Cabo Verde.

    ResponderEliminar