segunda-feira, 21 de novembro de 2011

AUMENTO DO INVESTIMENTO PUBLICO: opção política acertada face ao contexto global da crise e ao estádio do desenvolvimento do país.

Debate sobre OGE2012 -Contribuição nº 2


AUMENTO DO INVESTIMENTO PUBLICO, DA DÍVIDA PUBLICA E O DÉFICIT ORÇAMENTAL: opção política acertada face ao contexto global da crise e ao estádio do desenvolvimento do país.


INVESTIMENTO PUBLICO



Com o eclodir da crise financeira internacional O Governo apostou no aumento de Investimento Público (IP) como forma de compensar a forte queda de IDE provocada pela instabilidade financeira nos países emissores, nomeadamente nos países europeus.


Para esta maioria, O aumento do IP, é uma questão de opção, justificado pela necessidade de garantir crescimento económico sustentado, pela necessidade evitar a crise no mercado laboral e pela necessidade de aproveitar a janela de oportunidades em relação a créditos concessionais em condições privilegiadas (longo período de concessionalidade e baixa tx. de juro).



Entendemos que a opção do Governo não poderia ser traçada não fosse a essa possibilidade de contratualização de dívidas de qualidade. Aliás, Toda a análise dos parceiros de desenvolvimento de CV demonstra que, hoje, a nossa dívida enquadra-se na sustentabilidade. Dívidas associadas a confiança no futuro do país, dividas associadas a credibilidade da gestão da coisa pública e a associadas também, à boa herança em termos de investimentos para o pais, agora, e para as gerações vindouras. Dívidas geradoras de défice público dentro dos parâmetros legalmente estabelecidos.


Estamos a falar da qualidade da divida de hoje! Divida diferente da divida comercial contratualizada na governação do MPD que levou a derrapagem orçamental.


Em 2000, houve apenas o aumento do preço do petróleo combinado com a alta do dólar conduziu a derrapagem que houve, pondo a nu os erros e as imprudências da governação do MPD.



Estudantes já não recebiam bolsas (atrasos atingiam 6 meses), os salários dos funcionários entraram em crise, as refeições quentes nas escolas já não se garantia no global, até O Governo tinha perdido a credibilidade e, na dificuldade de negociar mais dívidas, tentou desbaratar algumas empresas em que algumas foram salvas por intervenção superior. Na dificuldade até chegou-se suspender o serviço da Dívida.


AFernandes

2 comentários:

  1. Muito bem Fernandes! es uma grande promessa para política caboverdeana. um jovem humilde, com uma excelente performance tecnocratica e uma projecção pilítica impressionante. contenue com a sua determina. São Lourenço precisa muito de tí.

    ResponderEliminar
  2. Muito bem tone. bo é um koch luxe de política de santiago norte

    ResponderEliminar