JMN é um homem absolutamente excepcional. No panorama cabo-verdiano há poucos que se lhe compara. Em qualquer posição de direita, de centro ou de esquerda, poucos, pouquíssimos se aproximam da capacidade de liderança de JMN. A meu ver, é um homem que encarna as aspirações profundas do nosso povo.
JOSÉ MARIA NEVES, 1º Ministro de Cabo Verde, formado numa das escolas mais conceituadas do Brasil e do mundo é um grande líder e ficará na história do país como um dos maiores lideres.
Um administrador moderno, um grande reformista e pensador, José Maria Neves é o 1º Ministro que Cabo Verde sempre precisou.
José Maria Neves, vive sua época. Uma época de concepção de um Cabo Verde moderno, não subordinado politicamente a conjunturas e vontades exteriores. Um Cabo Verde que avança, respeitado pelos seus parceiros e consciente do caminho que percorre.
Para alem de um líder, o 1º Ministro é um homem congregador de vontades e ideias.
A vitória do PAICV e fundamentalmente de José Maria Neves foi algo tão importante para a liberação das energias populares, de vontades do “Tchunta mon”, para a construção de uma país real e justa para todos, onde cada um se sente o Ministro do seu país.
Tenho confiança de que, ele e os seus colaboradores continuarão o processo de transformação deste país.
JMN tem uma força muito grande. Talvez seja um pouco de romantismo, dizer isto, mas das poucas vezes que tive conversas com o chefe do executivo, ficou a impressão de uma homem forte, de convicções, muito dialogante, em suma um homem de consensos.
Sem grandes lideranças não se faz política. Não existe uma política científica. Existe sistema, existe teoria, mas política científica é algo abstrato. É preciso a configuração de uma liderança. Sem o factor humano, portanto, o processo não deslancha.
JMN é um homem absolutamente excepcional. No panorama cabo-verdiano há poucos que se lhe compara. Em qualquer posição de direita, de centro ou de esquerda, poucos, pouquíssimos se aproximam da capacidade de liderança de JMN. A meu ver, é um homem que encarna as aspirações profundas do nosso povo.
O povo cabo-verdiano, na minha modesta opinião, fala pela voz de JMN. Isso eu sempre disse e o Neves, como todo grande líder, primeiro inconscientemente, agora conscientemente, sente que é um representante desse povo. Nunca houve nada com essa amplitude e essa profundidade de liderança.
Existe uma coisa que ninguém tira dele: despertou as energias adormecidas do povo cabo-verdiano. Só JMN foi capaz.
Analisar um líder é uma questão complexa. Mas, se eu analiso a trajectória de JMN, uma coisa me chama a atenção: é o interesse constante que ele tem para ouvir as opiniões técnicas, científicas - e os intelectuais.
JMN tem uma poderosa inteligência e a sua formação técnica aprimorou ainda mais esta inteligência. O 1º Ministro tem uma capacidade extraordinária de absorver qualquer fonte de ensinamento que existe em volta dele - viajando pelo país, conversando com o povo, convivendo com os intelectuais. Ele constrói o seu próprio pensamento. Ele tem uma grande capacidade de re-elaborar o que aprende. Isso é muito importante num líder.
A inteligência e a formação técnica, humana e política de JMN deram e dá ao povo cabo-verdiano uma grande confiança no seu líder. E todo o esforço que a intelectualidade cabo-verdiano puder fazer para colaborar com JMN renderá juros elevadíssimos. Porque ele vai aplicar muito bem esse capital intelectual.
JMN, enquanto homem e enquanto político tem lutado com determinação para a construção de uma sociedade igualitária, onde todos tenham acesso à cultura e à educação de qualidade.
Cabo Verde esta em progressiva transformação. Temos mais e melhores estradas, mais e melhor saúde, mais e cada vez mais educação e de qualidade, temos o MCA, temos aeroportos modernos, temos a parecria especial, temos respeito dos paises desenvolvidos.... as obras estão cada vez mais a vistas, mais emprego, mais luz e mais água…. Cabo Verde avança e o caminho a ser trilhado já esta traçado. DESENVOLVIMENTO E PROGRESSO PARA TODOS.
Enquato escrevo este artigo, Cabo Verde recebe a Secretaria de Estado Norte-Americano, Hillary. Uma figura de proa da politica americana, mas, mais do que isso, uma celebridade reconhecida intelectualmente. Com esta visita, Mr. President Obama deu um sinal claro, de que precisa de Cabo Verde, na politica americana para Africa. Cabo Verde esta as portas da Africa e como tal, é importante!
Tudo isto, graças a visão de todo o colectivo governamental, liderado pelo Dr. José Maria Neves. Na chefia do Governo temos um grande político, um líder e um intelectual.
Isto orgulha-nos. Viva Cabo Verde!
Brava, 15 de Agosto
Moisés Santiago