Cabo Verde tem o principal de todas as riquezas, o ouro vivo, que é a sua gente, o que falta é a sua correcta exploração, para só assim chegarmos a essência do idealizado por Amílcar Cabral.
Eis que chega mais um lindo dia para o calendário Cabo-verdiano, o dia de todos os Cabo-verdianos, um dia que devia ser celebrado todos os dias, para só assim poder-se homenagear todos os heróis Cabo-verdianos, espalhados no tempo e no mundo.
20 de Janeiro, um dia para juntar as nossas vozes à de Ildo Lobo e cantar bem alto “Cabral Ka Morri”, um dia para homenagear todos os Cabo-verdianos, em especial, os heróis nacionais, muitos dos quais abdicaram-se da juventude em prol de uma causa, causa essa que nós os jovens de hoje tomaremos em nossas mãos, com a promessa de nunca parar de dar corpo ao sonho de Cabral, enfrentaremos desafios, ultrapassaremos obstáculos e venceremos inimigos para assegurar às gerações futuras, um Cabo Verde ainda melhor.
A independência e a liberdade que tão arduamente nos foram dados, devem ser honrados, e usados para coisas boas, e não para a violência/delinquência juvenil, como muitos têm feito, manchando não só as páginas dos jornais com notícias indesejáveis, mas também manchando o bom nome de Cabo Verde ao mundo. Mas de todo, não vejo a juventude Cabo-verdiana perdida como si tem dito, mas sim desorientada, e sugiro que nos inspiremos em dias como 13/20 de Janeiro e 5 de Julho, fazer destas datas nossas bússolas e tentar seguir igual caminho, porque agora o facho esta nas nossas mãos e é a nossa vez de correr, ultrapassar os obstáculos e vencer para poder entregar o facho e garantir que às gerações futuras também tenham a possibilidade de ganhar, para que assim enquanto povo possamos levar Cabo Verde ao pódio, e podermos ser aclamados de heróis.
Cabo Verde tem o principal de todas as riquezas, o ouro vivo, que é a sua gente, o que falta é a sua correcta exploração, para só assim chegarmos a essência do idealizado por Amílcar Cabral.
A todos os combatentes da pátria expressamos a nossa gratidão por hoje sermos um país independente, e o nosso orgulho de ser patriotas de tão bravos heróis, e comunicamos-vos de que aos novos desafios que Cabo Verde enfrenta, novos guerreiros Cabo Verde conhecerá munidos da mesma convicção que vocês tiveram, lutaremos para fazer de Cabo Verde uma nação cada vez melhor.
Longe de Cabo Verde fisicamente, mas nunca tão perto espiritualmente, estão muitos de nós nesse dia, a travar mais uma batalha, a munirmo-nos de meios e conhecimentos para dar a nossa contribuição para um Cabo Verde melhor, para que um dia, 20 de Janeiro também possa ser o nosso dia.
Como quem vê na gramática palavras insuficientes para dizer tudo o que tem a dizer, termino este artigo com um simples… obrigado Cabral! Falando em nome de toda uma geração, a Juventude Cabo-verdiana.
Dedico este artigo aos heróis que me trouxeram a este mundo, e tantos outros que me têm ajudado a vencer todas as batalhas com que me deparo.
Helder Lopes, mais um aspirante a herói.
"um descente de São Lourenço dos Órgãos"