segunda-feira, 28 de setembro de 2009

Abertura Oficial do Ano Lectivo 2009/2010 em São Lourenço dos Órgãos


A Cerimónia de Abertura do Ano Lectivo 2009/2010 em São Lourenço dos Órgãos foi presidida por Sua Excelência Senhora Ministra do Trabalho, Família, Solidariedade e Formação Profissional, Madalena Neves.




O acto ocorreu numa das mais modernas Escolas Secundárias do País, Escola Secundária Luciano Garcia já vai albergar um Unidade Formativa para jovens que estão fora do circuito formal do Ensino.







Importa dizer que este Ano Lectivo São Lourenço dos Órgãos conta com cerca de 2776 alunos, sendo 1326 no EB e 1450 no ES, sem contar com os do Pré-Escolar e FP.









terça-feira, 22 de setembro de 2009

Imagens da barragem de poilão




Imagens da barragem de poilão após a chuva de sexta última

segunda-feira, 14 de setembro de 2009

José Maria Neves convidado por Barack Obama para encontro de líderes africanos



O convite veio directamente do presidente dos Estados Unidos da América, Barack Obama, e com destinatário expresso, José Maria Neves. O primeiro ministro de Cabo Verde já aceitou o convite e, assim, no dia 22 estará em Nova York para enquanto integrante de um grupo restrito de líderes do nosso continente seleccionado pela administração americana dizer sim a um stand up África.

O primeiro-ministro de Cabo Verde, José Maria Neves, é uma das figuras políticas de proa convidadas pelo presidente dos Estados Unidos da América, Barack Obama, para participar, no próximo dia 22, numa cimeira de líderes africanos a ter lugar em Nova Iorque.


Este convite de Obama, que seleccionou uma dezena de líderes para debater "num diálogo franco e aberto, sem discursos preparados nem ideias preconcebidas" a forma de chegar a um "stand up" África, é encarado nos corredores do Palácio da Varzea como mais uma confirmação do que já tinha dito Hilary Clinton na sua visita ao nosso país: “a boa governação de Cabo Verde é um exemplo a ser seguido em África".


Pois é, não passam de uma dezena os líderes africanos com quem Obama quer inter-agir sobre a situação política, económica e social, os conflitos armados, a problemática da paz, o processo democrático e o movimento do narcotráfico no no nosso continente.


A cidade da Praia é chamada a desempenhar um papel importante nessa cimeira. « Hillary Clinton afirmou, aquando da sua vista ao nosso país, que se os lideres africanos não querem ouvir Obama, deviam ao menos ouvir o primeiro-ministro José Maria Neves. Ela fundamentou, em encontros privados e não só, que a experiência de boa governação de Cabo Verde devia ser replicado por toda a África”, diz um dos conselheiros de JMN, parafraseando a afirmação da Secretária do Estado Norte-Americana.


Hilary Clinton chegou a Cabo Verde a 13 de Agosto último, na sequência de um périplo que iniciou a 5 do mesmo mês por vários países africanos. Hillary Clinton permaneceu até ao dia seguinte na ilha do Sal e fez, numa conferência de imprensa conjunta com o primeiro-ministro José Maria Neves, rasgados elogios ao governo cabo-verdiano, com destaque para o modelo de democracia e progresso económico. "O Presidente Obama e eu dizemos: sim, é possível a boa governação em África. Olhem para Cabo Verde. Poucos países ilustram o potencial da África, melhor do que Cabo Verde. Nenhum outro país africano conseguiu evoluir em todos os aspectos do desenvolvimento como Cabo Verde, da boa Governação à transparência, responsabilidade e responsabilização dos poderes públicos, passando pelas leis e uma democracia que têm conseguido tirar da pobreza o seu povo, elevando essas ilhas à categoria de País de Rendimento Médio".


Mais, a Secretária Norte-americana chegou mesmo a classificar Cabo Verde como "um caso de sucesso inigualável em África", onde a mudança está a acontecer e a lista dos aspectos positivos ultrapassa de longe a dos pontos negativos.


E o primeiro-ministro, José Maria Neves, reforçou essa ideia ao proclamar "nós representamos uma África nova e emergente. Uma África optimista, uma África positiva. Aqui as instituições funcionam. Temos uma democracia pujante, somos um país que promove o Estado de Direito. Temos debates aprofundados e sérios, a imprensa é livre. Somos considerados dos países mais bem governados em África. Temos boa governação, há liberdade, há uma sociedade civil mais forte, há cidadania”.


São, portanto, essas ideias e visões da cidade da Praia, essas sementes que germinaram e deram "bons frutos" no chão do continente que o presidente Barack Obama quer partilhar com alguns líderes africanos no econtro de 22 deste mês, em Nova Iorque. Tudo na perspectiva de contribuir para a paz, a democracia e o desenvolvimento da grande África.

asemanaonline.cv